Relacionamento Interpessoal
A importância da Competência Técnica e Relação Interpessoal .
Um profissional pode ter grande habilidade técnica para desenvolver suas tarefas, mas mesmo assim precisará estar motivado para fazê-lo. É importante saber trabalhar em equipe, pois haverá ocasião em que necessitará da ajuda de outras pessoas para realizar determinadas tarefas. Seu relacionamento interpessoal com os colegas de trabalho, com os clientes e com os fornecedores podem facilitar de maneira relevante o trabalho.
As competências essenciais são elas:
Auto motivação: Que é a capacidade de se motivar continuamente, independente das situações adversas.
Bom humor: É a arte de gerenciar o próprio estado de espírito, para enfrentar o trabalho do dia e a vida pessoal.
Produção de conhecimento: Capacidade de crescer profissionalmente adquirindo conhecimentos relevantes a sua profissão.
Liderança: Capacidade de dirigir pessoas e obter o melhor delas.
Relacionamento interpessoal: Capacidade de se comunicar com as pessoas em geral de forma eficaz, fazer amigos e influenciar pessoas.
Criatividade: Ter aptidão para inovar, criar métodos e soluções novas.
Solucionar problemas: Imaginar coisas impossíveis e cria condições para realizá-las.
Essas qualidades têm sido bastante valorizadas atualmente, no perfil profissional que as organizações exigem. Onde se buscava, acima de tudo, experiência técnica, hoje se ganhou para as habilidades comportamentais de flexibilidade, inteligência emocional, criatividade, entre outras. Não basta apenas ser um excelente técnico ter uma boa educação formal, treinamentos e experiências profissionais. São elas:
Escolaridade: Nível de escolaridades formal exigidos para o pleno desenvolvimento das atribuições do cargo.
Treinamentos: Cursos específicos, habilidades profissionais, especialidades, necessários para obter melhores resultados no desenvolvimento do cargo.
Conhecimentos Técnicos: Conhecimentos essenciais para o pleno desenvolvimento das atribuições do cargo, obtidos através das escolaridades e treinamentos realizados e aplicados e aprimorados em experiência profissional.
Aplicar conhecimentos aos outros colegas, transferir conhecimentos e saber multiplicar seus conhecimentos técnicos para seus superiores, subordinados, clientes e instruir os demais.
Temos também que perceber e respeitar as diferenças de cada membro da equipe, pois pessoas que apresentam essa aptidão conseguem desenvolver relacionamentos interpessoais mais produtivos, com isso conseguem trabalhar melhor em grupo, pois o pensamento central é que “se me conheço, tenho capacidade de estabelecer relacionamentos saudáveis, já que conseguirei reconhecer o outro também". Para desenvolver redes de relacionamento interpessoal. São necessários a empatia, irá favorecer a ter percepção da comunicação, capacidade de criar, assertividade e escutar. São fatores primordiais para favorecerem a competência técnicas com o relacionamento interpessoais.
O trabalhar em equipe significa criar um esforço coletivo para resolver um problema, são pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa visando concluir determinado trabalho, cada um desempenhando uma função específica, mas todos unidos por um objetivo.
Dicas para estimular um bom relacionamento interpessoal:
- Manter um canal de comunicação aberto com a equipe, como forma de minimizar tensões para reduzir os conflitos.
- Desenvolver um espírito de cooperações e trabalho em equipe.
- Desenvolver um diálogo franco e aberto com todos os membros da equipe, facilitando o feedback.
O coordenador deve reunir o grupo ou equipe de trabalho em uma sala confortável e providenciar os seguintes materiais para o desenvolvimento dessa dinâmica.
Materiais: Papel cartão; canetas hidrocor; fita crepe.
Procedimento: Cola-se um cartão nas costas de cada participante com uma fita crepe.
Cada participante deve ficar com uma caneta hidrocor.
Ao sinal, os participantes devem escrever no cartão de cada integrante o que for determinado pelo coordenador da dinâmica (em forma de uma palavra apenas).
Exemplos: Qualidade que você destaca nesta pessoa.
Defeito ou sentimento que deve ser trabalhado pela pessoa.
Nota que cada um daria para determinada característica ou objetivo necessário a atingir nesta dinâmica.
Dicas: Pontos para discussão:
Como vocês se sentiram ao escreverem para seus colegas?
Como vocês se sentiram ao lerem o que os colegas escreveram?
Qual a importância do feedback em um grupo?
Como ocorrem os processos de feedback dentro da sua empresa? De que forma seria possível melhorar estes processos?
Observar como os participantes se sentem e reagem com críticas, sejam elas boas ou ruins.
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